Confira como foi o Prime Day 2022 da Amazon: a maior edição de todos os tempos
O ano de 2022 marca a terceira edição do tão aguardado Prime Day, evento exclusivo para membros Amazon Prime que aconteceu durante os dias 12 e 13 de julho.
Emplacando um sucesso ainda maior que a sua última edição, o Prime Day registrou números impressionantes: ao redor do mundo, mais de 300 milhões de compras foram efetivadas com sucesso, resultando em uma frequência de 100 mil compras por minuto.
A esse gigantesco volume de conversões se atribui uma quantia de mais de U$12 bilhões em vendas pelos quatro cantos do globo, gerando uma economia aproximada de mais de U$1.7 bilhão para os membros Prime.
Ao considerar somente as impressões, todas as categorias tiveram um aumento de 169% em comparação à última edição, especialmente no primeiro dia do evento.
No Brasil, os resultados não foram diferentes
Apesar do seu histórico recente no Brasil, o Prime Day já tem sua marca registrada nos calendários de varejistas e marcas de todo o país. O evento se tornou um sinônimo de intensas preparações e resultados consideráveis.
No final das contas, todo esse planejamento é justificado: nesse ano, as 48 horas de vendas foram as melhores registradas até hoje, com resultados 2,1 vezes maiores que as do ano passado.
De forma geral, o Prime Day serve como excelente plataforma para o crescimento das vendas e visibilidade das marcas, possibilitando que alcancem novos clientes, impulsionem sua relevância e a distribuam para todo o seu catálogo, além de, é claro, contribuir para o aumento de suas conversões.
E como foi nosso Prime Day?
Aqui na Macarta, levamos o Prime Day muito a sério. Fazemos questão de conversar com cada um de nossos clientes para esboçarmos os melhores planos de ação de acordo com seus objetivos e realidades, planejando cada detalhe com o máximo de cautela.
Neste ano, assim como nas outras edições, tivemos resultados positivamente expressivos. A atuação da nossa equipe de especialistas foi peça-chave para construirmos uma performance de alto valor. Todo esse esforço gerou bons resultados. Na categoria de eletrônicos, por exemplo, uma de nossas contas entrou para a lista de top 5 mais vendidos.
Para exemplificar o impacto que o Prime Day exerce no desempenho das campanhas e em todo o ecossistema Amazon, trouxemos um dado geral de nossas contas, que evidencia muito bem o pico de compras resultante do evento. Nos 2 dias anteriores ao evento, observamos um ROAS (retorno sobre gasto com anúncios) 93,83% inferior ao do Prime Day. Após o encerramento do evento, em apenas 2 dias, o ROAS diminuiu substancialmente para uma porcentagem inferior a mais de 350%.
Calma que eu te explico o que isso significa.
Esse contraste de resultados pós-evento é absurdamente maior, já que a maioria dos consumidores busca aproveitar as oportunidades oferecidas pelo Prime Day enquanto elas estão disponíveis, e realizam suas transações durante esse período. Consequentemente, a tendência é que esses mesmos consumidores não realizem novas transações em poucos dias, logo após o evento. Esses resultados também servem como um lembrete da importância de um planejamento eficiente e específico para o Prime Day, especialmente para quem quer evitar os impactos da baixa que vem após essas 48 horas frenéticas.
Como garantir o melhor Prime Day para sua marca?
Com tantos benefícios, é natural que a competição durante cada edição do Prime Day seja elevada (e a tendência é que ela se eleve ainda mais a cada ano). Afinal, qual empresa não quer alavancar sua presença de marca?
Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a otimizar sua performance no geral, assim como para o evento no próximo ano, ajudando você a se preparar com mais assertividade:
- Disponibilize Frete Grátis para seus produtos
Dependendo do seu planejamento, é uma ótima solução oferecer frete grátis, seja para o Brasil inteiro, ou para apenas algumas regiões. Além de diferenciar sua venda, você poderá incentivar um potencial consumidor a realizar uma conversão.
- Invista nas soluções de publicidade da Amazon
Através da Amazon Ads, as empresas conseguem se posicionar melhor dentro da plataforma, impactando diretamente o número de vendas e o market share. De maneira simplificada, temos 2 grandes plataformas de publicidade da Amazon. O AMS (Sponsored Ads), onde damos destaque às campanhas de search dentro da plataforma e a DSP da Amazon, onde conseguimos comprar as audiências da Amazon e impactar o usuário dentro e fora da Amazon. A Amazon Ads possui uma solução completa de publicidade para que os anunciantes trabalhem de maneira efetiva cada parte do funil (awareness – consideração – conversão/ROAS).
- Verifique a lista de Retail Readiness dos seus produtos
Garantir que um produto está retail ready é garantir que ele está apto para providenciar as informações necessárias para um lead realizar uma conversão, fazendo com que ele ranqueie melhor no mecanismo de busca. Nesta lista de checagem, você pode incluir: título, bullets, descrição, imagens e avaliações.
Precisando dessas e outras soluções? A Macarta tem um time preparado para receber você, com as ferramentas e estratégias necessárias para fazer sua marca chegar a outro nível.
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