Guia Amazon: SEO e Otimização de Keywords

Guia Amazon: SEO e Otimização de Keywords

As funcionalidades das keywords, ou palavras-chave, evoluíram consideravelmente com a expansão intensa dos e-commerces. Agora, sua principal finalidade envolve objetivo, ao invés da simples seleção de incontáveis termos relevantes, inseridos nos termos de pesquisa back-end. O mecanismo de busca da Amazon evoluiu para se tornar um algoritmo estratégico de ranqueamento e, com essa evolução, redefiniu as funções das palavras-chave. Mas não se preocupe: estamos aqui para ajudar você a navegar pelo básico da otimização de keywords.

O algoritmo da Amazon

O SEO da Amazon e o SEO do Google são ferramentas diferentes. A busca encontrada na Amazon é desenvolvida com a intenção de vender, enquanto o ranqueamento de produtos é usado para a capitalização dos lucros gerados por essas mesmas vendas. O algoritmo de busca da Amazon depende de dois fatores: 

1. Performance: os fatores de performance refletem o sucesso e a popularidade de um produto entre as compras feitas pelos consumidores. As métricas principais que contribuem para esses fatores são: vendas totais, click-through-rate (CTR) e a taxa de conversão. 

2. Relevância: os fatores de relevância indicam a relevância entre os produtos e as keywords utilizadas dentro das buscas. Esses fatores são mensurados através da relevância de pesquisa, posicionamento de keywords e uso de keywords.

Não há nenhuma solução pronta ou imediata para melhorar o seu ranqueamento de busca. O algoritmo está em mudança constante e exige pesquisas e estratégias constantes para palavras-chave. Apesar disso, entender o panorama do funcionamento do algoritmo da Amazon é o primeiro passo para uma otimização de keywords bem-sucedida. Você pode incluir dados de palavras-chave nos seguintes espaços:

  • Títulos
  • Bullet points
  • Descrição do produto
  • Conteúdo A+
  • Back-end keywords
  • Publicidade e anúncios

Otimização de keywords e sua seleção

A plataforma da Amazon condicionou seus consumidores a encontrarem o que estão procurando logo na primeira ou segunda página de resultados. Considerando os sponsored products (produtos patrocinados que aparecem sinalizados na primeira linha entre os resultados de uma pesquisa), isso deixa cerca de 20 oportunidades para o ranqueamento na primeira página de resultados, dependendo, é claro, da sua categoria. 

São várias as ferramentas disponíveis para a busca de palavras-chave relevantes que oferecem relatórios sobre os termos mais pesquisados em relação a uma determinada keyword, incluindo a própria ferramenta de termos de pesquisa encontrada na Vendor Central. Ao utilizar alguns desses recursos disponíveis para sua pesquisa de keywords inicial, você poderá entender de maneira assertiva quais termos mais se associam aos seus produtos.

Além de ter se tornado uma das maiores plataformas de e-commerce ao redor do mundo, a Amazon conseguiu se desenvolver em um mecanismo de busca completamente funcional. Os consumidores visitam a Amazon na busca de uma categoria de produto, normalmente utilizando termos de buscas long-tail, se não estão procurando por uma marca ou produto específico. Long-tailed keywords (ou palavras-chave de cauda longa) são termos de busca que incluem mais que o termo correspondente ao produto.
Por exemplo, ao invés de pagar um valor elevado pelo CPC (custo por clique) do termo “tênis de corrida”, correndo o risco de se perder pelos resultados de busca, você pode tentar criar uma palavra-chave mais segmentada e que se adeque mais à sua marca. Neste caso, você poderia usar um termo como “tênis de corrida leve”.

 Considerações finais

O propósito de um posicionamento de palavras-chave estratégico é o aumento da visibilidade e do ranqueamento de pesquisa orgânicos nas listagens de produtos, levando a uma melhoria na click-through-rate e vendas. Uma seleção minuciosa e a consistente otimização de keywords são as melhores práticas para aprimorar a presença de suas listagens.
Se você busca otimizar suas keywords e performance na Amazon com o máximo de eficácia, a Macarta oferece todas as ferramentas e uma equipe de especialistas para elevar sua marca a outro nível. 

Ficou interessado? Então entre em contato com a gente por aqui e encontre o impulso que faltava para alavancar suas vendas na Amazon.




Inscreva-se na newsletter da Macarta