Guia Amazon: Entendendo a DSP da Amazon
A DSP da Amazon oferece a possibilidade de maximizar suas estratégias de marketing com publicidade online. Mas como ela se diferencia de outras plataformas de mídia programática?
Entendendo a DSP da Amazon
A plataforma de demanda da Amazon (DSP) é uma ferramenta única, que auxilia marcas a impactarem os consumidores. A DSP veicula as suas ofertas no momento certo, utilizando audiências específicas baseadas em interesses e hábitos, diminuindo a distância entre a descoberta de marca e a conversão. Considerando o seu lugar no pódio no Market Share dos marketplaces, a Amazon oferece uma rica base de dados que pode ser aproveitada pelos varejistas que vendem produtos online.
Ao rastrear a jornada de compra dos consumidores, a Amazon construiu um enorme banco de informações que percorre inúmeras categorias de interesse. Os anunciantes também podem construir relevância ao aproveitarem as suas próprias audiências, criando listas de retargeting com os produtos catalogados na Amazon, auxiliando no reengajamento de consumidores que não realizaram o ato da compra. Esses dados estruturados permitem que o anunciante atinja o público certo, com o melhor formato de anúncio e de maneira assertiva.
“Os anunciantes valorizam a possibilidade de veicular mensagens sequenciais para as audiências que pesquisaram por seus produtos, ou que visualizaram as suas páginas de detalhe na Amazon” – Ryan Mayward da Amazon Advertising.
Ao utilizar a DSP da Amazon, você pode veicular anúncios nos mais diversos formatos (mobile, desktop, Twitch, gifs, etc.) e maximizar a eficiência dos diferentes objetivos e interações de cada um.
Com o passar do tempo, a Amazon angariou robustos dados demográficos e de audiência, baseados nos históricos de pesquisa (dentro da plataforma), padrões de busca e comportamentos de compra. Aplicando as segmentações de audiência, os anunciantes podem impactar os interesses de curto prazo dos compradores, assim como as compras de longo tempo de consideração pelo usuário.
Por que a DSP da Amazon?
Um dos maiores mal-entendidos em relação à DSP é que você precisa ser um vendor (ou 1P: fornecedores primários exclusivos que cedem o estoque para a Amazon vender) ou seller (ou 3P: varejistas que utilizam a Amazon para vendas, com controle sobre a operação) para se utilizar do serviço. Voltada à construção de campanhas desenvolvidas com base em dados históricos e demográficos, essa rede de anúncios está disponível para qualquer um com ou sem produto a vender.
Se você já vende na plataforma da Amazon, investir na DSP pode ser uma excelente estratégia para sua marca. Ao intercalar suas vendas na Amazon e na DSP, você diminui a barreira de compra e aumenta a taxa de conversão, graças aos anúncios dinâmicos, que também permitem a chamada de ação “Comprar agora”.
Estratégia de DSP
A DSP da Amazon é similar a outras plataformas de mídia programática, como o Google ou o Facebook ads. Utilizá-la estrategicamente, em conjunto com outras ações de publicidade, auxilia na construção de uma estratégia de marketing completa, com alcance maximizado e eficiência específica para os benefícios e peculiaridades de cada plataforma.
Ao impactar o consumidor em diversos pontos da jornada de compra, os anunciantes estimulam a descoberta de marca e a fidelização, maximizando a entrega de valor para o consumidor.
Por trás das cenas (da DSP)
Implementar a DSP exige um orçamento estratégico, além de um know-how (expertise) da Amazon e um banner aprovado pela plataforma.
Quando a sua conta estiver 100% pronta, resta preparar as estratégias certas para começar a ver os resultados na plataforma.
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