AdWeek LATAM 2022 – Destaques e aprendizados do encontro dos maiores nomes do marketing na América Latina

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AdWeek LATAM 2022 – Destaques e aprendizados do encontro dos maiores nomes do marketing na América Latina

Com espaços para coworking, inúmeras atividades, stands de café e comida, happy hour e entrevistas exclusivas com o Amazon Ads Studio, a AdWeek reuniu os experts da indústria de marketing e publicidade para um evento que, com certeza, ficará registrado na mente de quem o experienciou.

Nos dias 08 a 10 de novembro de 2022, no Museu Papalote del Niño, na Cidade do México, 7.000 espectadores tiveram a oportunidade de aprender diretamente com mais de 200 palestrantes na AdWeek Latam

Dispondo de 3 cenários: The Great Minds Stage, apresentado pelo Mercado Ads, The Creative Showcase, apresentado pela Heineken, e The Innovation Factory, apresentado pela Pluto TV, a Advertising Week 2022 deixa um legado de aprendizados e dados que nos permitem entender o mundo atual da publicidade e o que podemos esperar dele, nos próximos anos. 

Desta vez, a Macarta deixou sua presença na edição LATAM do evento e, por meio do nosso Managing Partner LATAM, Carlos Corona, conseguimos compartilhar um pouco da nossa expertise em Retail Media com os participantes.

Para compartilhar um pouco da intensidade dessa semana repleta de aprendizados, nossa equipe acompanhou de perto as atrações que aconteceram durante os 3 dias de evento e separou alguns destaques importantíssimos para quem quer estar à frente das tendências do mercado: 

Retail Media, o aliado mais poderoso das marcas

Gabriel Richaud, CEO da IAB México, e Luísa Castañeda, Head of Fast Moving Consumer Goods do Mercado Ads, compartilharam a relevância da Retail Media e suas principais vantagens, em um painel mediado por Carlos Corona, o Managing Partner LATAM da Macarta.

A Retail Media possui audiências com milhões de pessoas navegando em um mesmo lugar, com intenção de compra, o que acaba por facilitar as conversões. Além disso, os dados first-party permitem a criação de estratégias com insights ainda mais assertivos, segmentações específicas e conteúdos mais efetivos. Os dados aumentam o rendimento da criatividade.

Para alcançar uma campanha bem-sucedida, assim como a Volkswagen no Mercado Livre, os palestrantes compartilharam alguns critérios imprescindíveis:

1. Estabeleça uma visão full-funnel

2. Tenha um mindset always-on

3. Sempre leve a buyer persona em consideração

4. Saiba se adaptar e tenha flexibilidade

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Retail Media + Macarta

No painel da Macarta, “Retail Media na LATAM: o que você está perdendo?”, mediado por Matteo Ceurveuls, Regional Analyst Latin America and Spain, do eMarketer | Business Intelligence, a pauta principal foi as oportunidades oferecidas pela Retail Media. O painel também contava com a presença de Carlos Corona, Managing Partner LATAM da Macarta, Gerardo Altamirano, Diretor de eCommerce LATAM da The Walt Disney Company, e Ethel González, eCommerce Channel Marketing Leader LATAM da 3M.

Sem dúvida alguma, um conselho que julgamos super importante compartilhar é, também, uma das maiores vantagens competitivas do momento: reconhecer, como marca, o potencial de um marketplace ou região, antes que estes saturem. A ideia é não duvidar e atuar quando puder ser o primeiro a inovar, experimentar ou fazer coisas onde poucos (ou ninguém) estão fazendo.

Por outro lado, é importante manter uma visão full-funnel que vá desde o awareness, até a conversão. Como menciona Carlos Corona, “ter participação no funil completo dará os melhores resultados a longo prazo”. Ethel e Gerardo concordaram ao afirmar que, mesmo quando a conversão é estabelecida como objetivo principal, não se deve ignorar as outras etapas fundamentais do funil.

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Da mesma forma, para alcançar o sucesso máximo, é necessário que as marcas sempre questionem o que buscam alcançar, estabelecendo detalhadamente seus objetivos.

O case de sucesso da Macarta e da 3M, impulsionado pelo Amazon Advertising, foi destacado no painel. Alcançando resultados como um aumento de +285% nas visitas das Páginas de Detalhe de Produto, assim como um aumento de 4,42x no ROAS, a Macarta conseguiu entregar métricas 76,8% maiores que os objetivos iniciais.

Finalizando o painel, mencionou-se a importância de atender as complexidades de cada conta com uma equipe especializada. É por isso que, na Macarta, contamos com especialistas em conteúdo gráfico e escrito, Search, Analytics e muito mais.

Além disso, cada país possui suas particularidades e exige uma equipe local, pronta para entender as necessidades do mercado e se adaptar adequadamente.

Gerardo Altamirano destaca que é importante gerar conteúdo específico para cada canal, já que a maneira de se falar de um determinado produto, é diferente em cada um dos mercados.

Por final, ao falar da experiência da 3M com a Amazon, Ethel menciona a importância de contar com uma agência que possui expertise no ramo e assegura que “a Macarta sempre os acompanhou no processo”.

O valor está na inspiração

Hoje em dia, as redes sociais estão contaminadas por conteúdos nocivos. Estamos expostos a um loop infinito de notícias, vídeos, imagens e artigos que, sem dúvida, têm um impacto negativo na nossa saúde mental. 

Agora, mais do que nunca, precisamos de conteúdos positivos e plataformas que os promovam. Por isso, o Pinterest tomou como missão criar e manter um espaço livre de negatividade, com foco em inspirar os usuários, dentro de um ambiente positivo.

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Para as marcas, isso resulta na criação de um ecossistema ideal para se conectar a uma audiência aberta a encontrar uma solução para seus problemas.

Elizabeth Mansfield, Diretora de Business Marketing, e Laura Corral, Head de Vendas para LATAM do Pinterest, nos ensinam que a inspiração tem um efeito direto no ROI (retorno sobre investimento). Os pinners (usuários do Pinterest) estão em uma busca constante por ideias e inspiração, e o Pinterest permite que você, como marca, coloque sua ideia na mesa.

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Como mencionou Laura Corral, o Pinterest é ideal para “agregar valor à experiência, ao invés de interrompê-la”.

A decolagem da indústria de gaming e livestreaming

É inegável que há um notável crescimento na indústria de gaming. Pamela González, Insights & Measurement Manager LATAM da Twitch, nos explica que isso se deve à possibilidade de “ser você mesmo” dentro da plataforma. Por isso, a construção de espaços seguros é extremamente importante para que os usuários possam encontrar sua identidade, estando confortáveis e sem medo de serem julgados.

Similar aos aprendizados da nossa experiência com o Pinterest, o ideal é que as marcas estejam presentes em locais que construam comunidades diversas e seguras. Em razão disso, os anúncios na Twitch e o Pinterest Ads são ferramentas indispensáveis que oferecem uma oportunidade de ouro.

Jennifer Romero, Senior Creative Strategist da Twitch, explica que a Twitch não é “só” um serviço de vídeo, mas um “universo de comunidades”, com uma média de 31 milhões de visitantes diários. Ela também menciona que “gaming é o novo playground para as marcas”, porque seus usuários passam muito tempo na plataforma, prestando atenção de verdade àquilo que se compartilha nela.

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Storytelling, “a nova moeda digital”

A verdadeira transação dos dias modernos é “como se contam as coisas”. Este foi um aprendizado transmitido por Andoni Zarrabe, Content and Production Director LATAM, da Olé Interactive.

A regra do jogo é captar a atenção dos usuários, já que o storytelling é a nova moeda digital. Apesar disso, agora o desafio é ainda maior, porque o conteúdo precisa ser mais conciso. Os usuários têm uma tolerância menor e perdem mais facilmente a atenção. É aí que o storytelling orientado a dados se apresenta como a chave para o sucesso.

Buscando por uma agência especialista em Retail Media, que está sempre de olho nas tendências mais relevantes do mercado? Entre em contato conosco para podermos colocar todas as nossas ferramentas em prática, impulsionando sua marca.




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